Geriatria é uma especialidade da medicina que nos ajuda a ter um envelhecimento saudável. O foco da Clínica Puro Primor é a medicina preventiva, pois todos os nossos pacientes geriátricos fazem testes cognitivos e físicos, com intuito de garantir que toda esta população, mesmo sendo mais velha, continue sempre ativa, motivada e sadia. Lidamos em nosso dia a dia com a complexidade dos problemas médicos desta fase da vida, tendo como os principais objetivos: a preservação e a recuperação da independência e da autonomia funcional das pessoas idosas, considerando seus limites individuais.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela recobre todo o nosso organismo e tem a importante missão de preservar e proteger os órgãos internos, além de ajudar na regulação da nossa temperatura corporal, entre outras funções. E nada mais justo do que este órgão receber toda a atenção que merece devida a sua elevada importância. E é esse o foco de estudo da Dermatologia, a especialidade médica que se ocupa em conhecer, diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas à pele, e também a seus anexos, como pelos, cabelos, unhas e mucosas.
Ainda pouco conhecido pelo público em geral, o médico Alergista faz o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas — algumas delas bastante comuns. Esse profissional realiza também o trabalho preventivo de alergias, a fim de reduzir a frequência de crises e garantir qualidade de vida aos pacientes. Ao comparecer ao consultório, o médico Alergista fará uma investigação profunda acerca de possíveis reações alérgicas. Em um primeiro momento, ele vai querer saber sobre as condições do ambiente de trabalho e da casa, os sintomas que o paciente sente e se há histórico de alergias na família. Exames serão solicitados para a confirmação do quadro e a aplicação do melhor tipo de tratamento.
A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. Então, o paciente irá até clínico para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela. Porém, é importante ressaltar que a clínica médica não é só curativa. A área também é destinada para a medicina preventiva, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check-up).
Utilizamos a Cannabis medicinal, já que é uma importante ferramenta terapêutica para tratar doenças crônicas e sintomas associados. As substâncias da maconha se ligam às estruturas das células do sistema nervoso, chamadas receptores canabinóides, provocando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, neuroprotetores, imunomoduladores e psicotrópicos. A atual literatura científica fornece diferentes níveis de evidência para sustentar o uso dos canabinóides em uma variedade de condições de saúde como: dores e inflamações crônicas, Alzheimer, ansiedade, insônia, depressão, fibromialgia, autismo, Parkinson, epilepsia e muitas outras situações. Embora uma das principais vantagens dos tratamentos com canabinóides seja o menor risco de efeitos adversos, eles existem e precisam ser considerados.
Os Cuidados Paliativos são um pacote completo de cuidados médicos destinados a aliviar o sofrimento de uma pessoa com uma doença grave. Esse sofrimento pode ser físico, mas também psicológico, espiritual, cultural, social etc. Cuidados Paliativos tratam os sintomas da doença e os efeitos colaterais de seu tratamento, como vômitos, diarreia etc. Não tem a intenção de tentar alterar o curso da doença. Mas também não são sinônimo de morte; nem todos os pacientes que recebem cuidados paliativos vão morrer. Em certos casos graves, os Cuidados Paliativos devem começar ao mesmo tempo que o tratamento curativo e, de acordo com a evolução da doença, um tratamento receberá mais peso do que outro, mantendo um equilíbrio. Vários estudos que compararam o uso de tratamentos curativos clássicos com a combinação de tratamento curativo e Cuidados Paliativos descobriram que os pacientes que receberam Cuidados Paliativos viveram mais tempo. E isso é lógico, porque desde o início eles sentem menos dor, tanto física quanto emocional, e isso influencia sua condição médica.
T.R.G. (Terapia de Reprocessamento Emocional Generativo) é uma terapia breve focada e orientada para a resolução de problemas emocionais e psicossomáticos, libertando a pessoa de traumas, fobias, compulsões, ansiedade, depressão, crises de pânico pela raiz, que quando acumuladas ficam gravadas no cérebro criando bloqueios e limitações. O Reprocessamento Generativo trabalha todo o psiquismo de forma com que a pessoa não fica mais paralisada nas dores, reestruturando assim toda a história de traumas desde o nascimento até o momento presente, trabalhando também medos, anseios relacionados ao futuro.
A partir do momento que o problema é trazido à consciência, o cérebro dará uma nova interpretação e o sentimento será gravado de outra maneira no inconsciente fortalecendo o indivíduo de forma que irá sentir muito mais preparado para encarar as dificuldades da vida.
Indicações: Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico, e outras Dores Emocionais.
O zumbido é definido como um sintoma de percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça sem que haja produção do som por uma fonte externa. Afeta aproximadamente 15% da população mundial e esta prevalência aumenta para 33% entre os indivíduos com mais de 60 anos de idade. Uma das formas de tratar o zumbido é através da utilização de algumas técnicas da fisioterapia, como por exemplo, o uso do TENS, a acupuntura, a eletroacupuntura, técnicas miofasciais no pescoço, alongamento, massagem, orientações posturais e outras técnicas.
Cefaleia tensional afeta cerca de 13% da população, principalmente mulheres até 40 anos. Dor de cabeça, é aquela causada pela tensão muscular dos músculos dos ombros, da cervical e da face. A cefaleia é muito comum nos dias atuais, principalmente nos grandes centros, porque uma das principais causas é o estresse. A fisioterapia na cefaleia tensional tem como função principal de liberar os músculos ou seja, relaxar toda a musculatura que está tensa. Depois do relaxamento, é preciso começar a fortalecer a região para o paciente parar de sobrecarregar a musculatura envolvida.
A liberação miofascial é uma terapia manual que previne lesões e alivia dores musculares. O método é utilizado na fisioterapia com aparelhos específicos ou somente com as mãos, pressionando pontos específicos do corpo a fim de liberar o tecido fibroso que reveste os músculos, chamado fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo). A liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia do músculo.
A acessibilidade em nossa clínica é de muita importância, pois garante o acesso de todas as pessoas aos nossos serviços de Saúde. O foco é proporcionar o direito de ir e vir para todos e assim a igualdade de acesso, que é fundamental para cumprir dois princípios constitucionais indispensáveis: o direito à cidadania e à dignidade da pessoa humana.
Escaneie esse código para iniciar uma conversa com a Clínica Puro Primor.
Obs: Imagens meramente ilustrativas.